Filme nacional com estrelas globais será rodado em Santa Maria; veja quem virá

Filme nacional com estrelas globais será rodado em Santa Maria; veja quem virá

Divulgação

A partir de 15 de setembro, Santa Maria será palco de gravações de um novo filme longa-metragem nacional, que vai trazer para a cidade vários atores globais, como Tarcísio Filho, Werner Schunemann e Zé Vitor Castiel. Atrizes nacionais também estão confirmadas, mas a produção ainda não revela os nomes. Pelo que a coluna apurou, um dos possíveis nomes é a rosariense Leona Cavalli, atriz da Globo. O certo é que mais de 80 atores, atrizes, produtores e técnicos virão para Santa Maria para rodar o longa Aba Larga, que terá alguns pontos em comum com a história do famoso Os Abas Largas, filmado aqui na cidade em 1961 e 1962. Durante quatro semanas, eles vão circular por locações na zona rural, onde serão rodadas cenas de ação com muitos cavaleiros e cavalos, e também em pontos históricos da cidade, como a Gare.


Primeira audiência do caso Isabelly é marcada para novembro de 2025 em São Gabriel

Acompanhe Novo Hamburgo x Inter-SM pelo jogo de ida da final da Divisão de Acesso 2025

 
A produção está selecionando pessoas da comunidade que queiram atuar como figurantes e procura também atores locais. Será um filme de época, ambientado entre os anos de 1940 e 1960, e contará a história de uma investigação da Brigada Militar. Aba Larga é uma referência aos policiais da patrulha rural, que são cavalarianos e usam chapéus. A produtora e pesquisadora de elenco Juliana Thomaz disse que Santa Maria foi escolhida pela referência do filme de 1963 ter sido rodado aqui e contou mais detalhes.

 
– A gente fez questão de contar com atores globais, mas gaúchos. E gaúchos honorários, como o Tarcisinho. Vai ter ator global circulando pelo centro da cidade. Vai ter também gravações em fazendas. Estamos buscando apoio de CTGs e da Brigada Militar. Tem várias cenas de guerra, de cavalaria. Então, quem estiver disposto a participar como elenco de apoio e figuração, a gente está buscando artistas e cavaleiros. Pode ter seu cavalo, se preferir, ou não. Preciso achar 40 cavaleiros que queiram se juntar à tropa dos abas largas! A partir do dia 15 de setembro, até 13 de outubro, a gente vai movimentar a cidade. A gente quer que a comunidade esteja próxima da produção – disse Juliana.

 
A direção será de Emiliano Ruschel, gaúcho de Passo Fundo, que também atua como protagonista na história. Ruschel tem uma produtora há 20 anos e, só em 2025, está lançando três longas. Entre eles, está Segredos, com a atriz Danni Suzuki, e outro, O Velho Fusca, com Danton Mello, Cleo Pires e Tonico Pereira. Além de Aba Larga, a produtora vai gravar um documentário sobre a vida do músico Teixeirinha, com as atrizes Kéfera e Daniela Escobar.

 
A previsão é que o filme possa concorrer no Festival de Cinema de Gramado de 2026.

– Nossa ideia é participar de muitos festivais e estrear no ano que vem, com certeza. Será um roteiro mais moderno do que o do filme original. O filme antigo era de baixo orçamento e mais simples. Esse vai ter muita aventura e muita ação. Ele muda um pouco nesse sentido. Esse filme é uma homenagem a esses policiais, a esse heróis que deram sua vida para poder manter a ordem num tempo que não se tinha lei e tanto controle. Não é um filme pequeno, será um filme grande e ousado – diz Juliana.

 
Os interessados em atuar como atores ou figurantes podem entrar em contato pelo WhatsApp com a assistente de produção Graciane Martini, pelo número (55) 99676-6642.


A sinopse de Aba Larga (2025)


Quando é chamado às pressas para liderar uma investigação no interior dos pampas, o idealista Capitão Max não imagina que enfrentará muito mais que criminosos: encontrará corrupção, opressão e uma guerra silenciosa contra os mais frágeis. Entre tiroteios, perdas e dilemas morais, ele se transforma de militar exemplar em um guerreiro da justiça. Ao lado de aliados improváveis, Max descobre que sua verdadeira missão vai além dos regulamentos: é proteger quem não tem voz. Uma saga de honra, coragem e redenção

O filme original Abas Largas


O filme Abas Largas, de uma produtora do Rio, foi filmado em Santa Maria entre dezembro de 1961 e setembro de 1962. Entre as locações, o prédio do 1º RPMon, no Bairro Dores, e a Fazenda Phillipson (atual Itaara). Ele retratava o trabalho da Polícia Rural Montada da Brigada Militar na luta contra o abigeato. Estreou em 1963 em todo o país, incluindo sessões especiais no Cine Glória, em 13 de agosto de 1963. Teve a participação especial de atores da escola Leopoldo Fróes, da cidade, incluindo Edna May Cardoso e Edmundo Cardoso, e João Teixeira Porto. O longa completo pode ser visto no YouTube (abaixo)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Anterior

Com chuvas, Rota monitora situação do Arroio Barriga, que não tem previsão de bloqueios

A despedida ao conhecido chefe dos garçons Depa, que morreu aos 43 anos Próximo

A despedida ao conhecido chefe dos garçons Depa, que morreu aos 43 anos

Deni Zolin